Aplicações

O Nióbio em estado puro (99,9%) é insumo para a fabricação de ligas Nb Zn, utilizada em lâmpadas de alta intensidade, e da liga supercondutora NbTi, um dos principais supercondutores usados mundialmente, e aceleradores de partículas subatômicas. 

Outra importante aplicação está nos tomógrafos de ressonância magnética usados para diagnóstico por imagem, que utilizam magnetos supercondutores a base da liga NbTi.

Ligas de NbTi são usadas em implantes cirúrgicos.

Além disso, fornos de indução e escudos utilizados para radiações também são feitos de uma liga supercondutora a base de Nióbio puro, a Nb3Sn. 

Lâminas de Nióbio puro também são utilizadas na produção de diamantes sintéticos. 

Na indústria eletrônica, busca-se viabilizar a substituição do pó de Tântalo pelo pó de Nióbio em capacitores eletrolíticos devido a diferença de disponibilidade e custo entre esses elementos, além da equivalência entre suas propriedades elétricas. 

Portanto, pode-se observar que as aplicações para o pó de Nióbio de alta pureza são muitas e ainda tem bastante a serem exploradas nas mais diversas áreas das ciências. Características especiais e propriedades admiráveis não faltam a este metal!